quarta-feira, 22 de junho de 2011

As companhias aéreas que nós usamos

Fonte: Alamar Régis alamarregis@redevisao.net


Vivemos, no Brasil, uma época de maior oferta, em termos de companhias aéreas. As pessoas que costumam viajar muito de avião, experimentando as diferenças entre elas, conseguem perceber o serviço que cada uma oferece, mas aquelas que só viajam eventualmente, terminam por escolher a companhia com base no MAIS BARATO ou na única opção que tem para o destino para onde pretendem ir.
O que eu quero aqui, neste espaço, é apenas dar uma dicazinha:
Não se deixe levar apenas pelo fator MAIS BARATO, quando for escolher uma companhia para viajar, utilizando-se do Decolar.com ou qualquer outro meio de escolha. Se diferença de preço não for muito grande e couber bem no seu bolso, procure optar por uma companhia que tem um serviço melhor.
Há companhias que oferecem um serviço e um conforto, dentro do avião, bem melhor, mas muito melhor mesmo, que outras, e todas as pessoas precisam saber disto.
Já que eu gosto de tentar fazer com que as minhas comunicações, pela internet, sejam as mais úteis possível para os meus amigos, aqui vão algumas informações:
Ai, que saudade da VARIG.
As maiores companhias do Brasil hoje são a TAM e a GOL.
TAM oferece um bom serviço, há um espaço entre as poltronas dentro de um critério de respeito ao passageiro, o seu serviço de bordo é bom, serve inclusive alimento quente e de boa qualidade. Os aviões são novos e modernos.
GOL já se preocupa mais em encher o avião com poltronas, para caber o máximo de passageiros, possível, com objetivos de faturar mais. Por conta disto, se você for um passageiro alto, vai sofrer, porque os seus joelhos vão ficar imprensados com a cadeira da frente, não tendo como virar para o lado, um pouquinho, para descanso, quando tem um outro passageiro sentado ao seu lado. Numa viagem mais longa isto é terrível. Inclusive isto é ilegal, mas no Brasil todo mundo faz o que quer. O serviço de bordo é horrível. O lanche se resume nas famigeradas barrinhas de cereais, um saquinho pequeno com uma meia dúzia de amendoins, um copo de refrigerante e só. Não tem lanche quente nenhum. Se quiser tomar um café, esqueça. Quanto aos aviões, são todos novos.
WEBJET é uma companhia nova, adotou o estilo da Gol, de muitas poltronas dentro do avião, desconfortável ao extremo, e o serviço de bordo também é igual ao da Gol, ou seja, as barrinhas de cerais, o saquinho de amendoim, etc. O pior é que os aviões são velhos, ou seja, os velhos boeing 737-300, que já voam há mais de 20 anos. Foram comprados de segunda mão. A impressão que as pessoas tem é que, por ser uma companhia nova, deveria ter aviões novos, mas não é verdade.
AVIANCA é excelente. Os aviões são novos, excelente espaço entre as poltronas, serviço de bordo de primeira, lanches de primeira qualidade, etc.
AZUL é também excelente, quanto ao serviço de bordo, o espaço entre as poltronas e voa somente com aviões novos.
TRIP, que também voa para muitos destinos, inclusive os interiores dos Estados, tem um bom serviço de bordo, aviões novos e bom espaço entre as poltronas.
Eu morro de saudades da velha VARIG, mas, já que não tem mais VARIG, temos que nos contentar com o que existe aí.
Outro detalhe: Você vai ver alguns aviões com a marca VARIG, cores da VARIG e tudo, mas não se iluda pensando que é VARIG, porque não é. É o mesmo serviço Gol e é tudo conforme a filosofia GOL.
Fica aí, então, a informação.

Nenhum comentário: