domingo, 11 de dezembro de 2011

Militares estão se politizando mais - Algo vai acontecer

Robson Augusto*

A questão salarial dos militares e orçamentária das forças armadas tem resultado em efeitos interessantes na sociedade militar brasileira. Observamos o clube militar voltando a opinar politicamente de forma incisiva, e observamos oficiais e graduados exporem suas opiniões na internet e espaços para leitores em jornais e outros veículos públicos de informação.

A própria questão salarial tem ao longo dos últimos anos empurrado os militares graduados para as faculdades particulares, gerando a tão falada intelectualização das praças, que gera um crescimento intelectual em toda a tropa, criando uma percepção de mundo diferente da antiga opinião do superior, que era aceita com a verdade única e incontestável.

O que percebemos hoje na internet, embora seja minimizado e taxado de pouco importante por alguns, para nós significa muito, milhares de militares expondo suas opiniões, e o que é interessante, muitos se identificando, porque são conscientes de seu direito de pensar. Desde que se permite a um cidadão o direito de votar e ser votado, este tem o dever de se politizar. Se politizar não significa ser ativista, fazer greves ou se filiar a um partido, é muito mais do que isso, é estar atento quanto aos procedimentos na administração da polis, ou da cidade, do estado nos dias de hoje; e fazer pressão de alguma maneira para que a administração seja exercida de forma salutar. Seria um paradoxo esperar que uma categoria composta de milhares de homens e mulheres atuantes na sociedade, crescendo cada vez mais intelectualmente, se calassem - se omitissem - nesse momento tão importante da história brasileira.

As polícias militares e bombeiros se adiantaram aos militares federais na questão da organização política, e percebemos que muita informação foi trocada pela internet. Existe hoje a associação dos blogueiros militares, que arregimenta centenas de blogs de polícias e bombeiros militares. Todos os movimentos e andamentos de políticas para as categorias chegam em primeira mão pela internet.
Mas os militares federais parecem caminhar na mesma direção.

O site da antiga APEB foi durante muito tempo praticamente o lobo solitário no quesito informações úteis para militares que desejassem alguma informação para obtenção de direitos, ou pleiteassem alguma coisa considerada “contra o sistema”, lembramos que lá existia um espaço para postagem de artigos, que na época foram muitíssimo úteis. Hoje em dia temos ótimos “locais” como:

- O portal http://militar.com.br.
- A WebRevista http://sociedademilitar.com ,
- O Blog http://montedo.blogspot.com/

E esses veículos, muito mais do que lucrarem com Google adsense, funcionam como aglutinadores de opiniões, e tem gerado a tão falada “massa crítica” para que se chegue a um consenso - uma equalização da opinião da maioria - que é algo importantíssimo para a atuação política de qualquer categoria, que certamente vai gerar mudanças significativas na postura do governo em relação a Sociedade Militar.
Quem viver verá o desfecho desses acontecimentos.

*1ºSGT MB/ Pesquisador/Sociólogo pela UFPA/UNIFAP
Sociedade Militar/montedo.com

Um comentário:

Unknown disse...

eai tudo bom !? vim conhecer seu blog muito legal!! se poder conheça o meu tbm segue ! por favor se curti muito filmes assine o feed e receba por email atualizações ok conto com vc abçs clica para entra no site e seguir