quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Metas para a carreira em 2013 em dez passos




1ª - Tente se lembrar das metas estipuladas para 2012. Vale insistir nelas para 2013? Se sim, lembre-se de que elas precisam ser realistas, ou seja, alcançáveis.

2ª - Trace seus objetivos para 2013 e o que você precisa fazer para chegar até eles. Por exemplo: Eu estou feliz com o meu emprego atual? Se sim, trace seu desenvolvimento de forma planejada. Se não, é hora de refletir se a insatisfação é momentânea ou definitiva.

3ª - Metas devem ser escritas e estarem à altura dos olhos para serem vistas diariamente. Assim você não se esquece delas e, mesmo que adie um ou dois planos, alguns se tornarão realidade.

4ª - Seja prático. Faça uma lista objetiva.

5ª - Tenha metas profissionais e pessoais. Esta última também é importante, pois fará de você uma pessoa mais completa, com mais conhecimento e mais feliz.

6ª - Identifique as metas que estão 100% em suas mãos e as que dependem de outras pessoas ou de outras metas. Dê o pontapé inicial e monitore a situação. A meta que está atrelada a terceiros requer de você atenção, monitoramento e provocação indireta e constante. Cedo ou tarde ela voltará ao seu controle, redonda para você agir ou não.

7ª - Não se estresse. Comece uma meta de cada vez e avance "step by step" (em tradução livre, "passo a passo").

8ª - Coloque prazos individuais para saber como andam as realizações.

9ª - Comemore cada meta atingida.

10ª - Lembre-se: as metas devem ser regadas e cultivadas assim como o corpo e a mente. Logofaça uma DR (discussão de relacionamento) com as suas metas a cada três meses.

Nenhum comentário: