sábado, 27 de julho de 2013

Fogo em Aeronaves

As ocorrências de fogo em aeronaves envolvendo baterias de lítio têm aumentado
consideravelmente à medida que novos itens equipados com essa fonte de energia
chegam ao mercado. Treinamento e conhecimento especializado são requeridos
para as ações de combate. Percebam que a ação principal recai sobre o resfriamento
das baterias, que podem entrar em colapso e eclodir em função do seu estado
físico avariado, procedência duvidosa ou defeitos de fabricação.

As altíssimas temperaturas alcançadas pelas baterias avariadas podem incorrer
em re-ignição trazendo novos riscos de incêndio.

Enfim, esse assunto será objeto de cobrança da ANAC nas próximas verificações
de competência e exigirá adequação das habilidades adquiridas do tripulantes.
As empresas estão disponibilizando cada vez mais recursos em suas aeronaves e seus clientes,
por sua vez, levando mais artefatos energizados a bordo e que possivelmente
estão equipados com baterias de lítio. Como poderão ver no material anexo, esse risco pode trazer sérias conseqüências se não for combatido adequadamente.

Sugiro, portanto, que incluam o assunto nos treinamento iniciais e recorrentes de emergência e o discutam exaustivamente. Os organismos internacionais de segurança de voo estão cada vez mais preocupados com o assunto e com a ANAC não é diferente. Abaixo disponibilizo um endereço onde poderão aprender mais sobre as ocorrências envolvendo esse artefato e as ações necessárias para sua extinção.

Trata-se de um curso online curto, mas bastante interessante.

Acessem o link http://shop.aviatas.com .

sexta-feira, 19 de julho de 2013

FAA Site Gives Lessons

FAA Site Gives Lessons From Transport Aircraft Accidents

NTSB accident reports give us the cold, hard facts behind an accident, but those facts don’t always help us understand the “why” behind a crash.

No matter the type of aircraft, operators want to know what it all means to them and how their crews fly. Little pearls of wisdom offer the value to a website called FAA’s Lessons Learned.

While the site doesn’t attempt to address every aviation accident, it does “represent
some of the most major accidents and their related lessons.” The site is divided into three major segments: airplane life cycle, accident threat categories and aircraft common themes.

For example, click on flight-deck layout and avionics confusion under threat categories
to find a brief concept synopsis followed by an opportunity to review any of 14 accidents that relate, such as the American Airlines DC-10 crash at Chicago O’Hare International Airport (ORD)
in 1979 or even as far back as the 1972 Eastern L-1011 accident in Florida’s Everglades.

Are you wondering what lessons a 40-year-old accident has to teach?

It wasn’t the aircraft that killed 112 of the 163 people aboard the flight that night.
It was the crew’s failure to focus on flying the aircraft while they troubleshot a landing gear problem approaching Miami. Forty years later, the July 6 Asiana Airlines 777 accident in San Francisco seems to show that pilots are still not focusing on flying the airplane all the time.