e-goi

quarta-feira, 21 de maio de 2014

COMO LIDAR COM A BIPOLARIDADE ?

Transforme R$ 10,00 em possiveis 300 Mil Reais! http://www.automatrix.net.br/p/matrix

Antes de mais nada é levar o tratamento a sério.Quando digo levar a sério, não é apenas seguir é faze-lo por inteiro e não por partes.

Fatores fundamentais:

*medicação: O remédio deve ser encarado como um aliado, fundamental na recuperação;

* psicoterapia: uma boa terapia quando tem interação do piscicologo e paciente, promove a conciência da situação, dá apoio, fica como uma das bases do tratamento e é também como uma bússola ao paciente. Ela pode ser feita individual ou em grupo.

*Sono regular: O sono não pode ser desregular, por mais que saia, deve-se evitar ficar dormindo direto tarde. Além da irritabilidade que aumenta pela falta de horas de sono, a falta de sono pode levar a insônia, e , tendo problema de insônia a probabilidade de surtar aumenta.

O sono é ótimo para regular o humor e diminuir o estresse, uma boa noite de sono restaura as energias.

O bipolar tem que aprender a se olhar mais, a IDENTIFICAR quando o humor está se alterando ,

a partir de :

* Observações que você tem de si mesmo;
* Comentários de pessoas de confiança(Ex: mãe, irmã, melhor amigo);
* daquela voz que tem no seu inconsciente ( intuição), pois mesmo que esteja fora do controle essa voz se manifesta, o problema é que a repreendemos por causa dos desejos imediatistas.

** se tiver em euforia, aprender a ser mais discreto, e extravasar essa energia de outras formas (Ex: atividades físicas) .Mas, CUIDADO pra hipomania não virá mania pois aí vem um surto psicótico.

** se tiver em depressão, aprender a dá enfase nas sua pequenas vitórias, e que mesmo que não termine alguma coisa, deve sempre começar e tentar fazer algo, jamais ficar totalmente parado.

** Toda vez que precisar procurar ajuda, procure! não apenas quando estiver em CRISE, mas por outros motivos também.

É O PRÓPRIO BIPOLAR QUE TEM QUE PROCURAR AJUDA.

não tem como o familiar obrigá-lo, pois se não ele não vai aderir de forma adequada ao tratamento

Aceitar a bipolaridade é uma maneira de conseguir conviver melhor com ela. Pois, primeiro vem a aceitação, depois a consciência, o conhecimento, a maturidade.

A bipolaridade não é um bicho de sete cabeças, mas é uma doença assim com a Diabetes precisa ser cuidada, monitorada pra pode ter qualidade de vida e pra bipolaridade não te atrapalhar tanto no seu dia a dia.Para isso, é fazer o tratamento correto, como eu disse por inteiro e não por parte.

Os Altos e Baixos vão vindo e vc precisa aprender a cair e se levantar também.

A recomeçar quando for preciso.

Mais saiba, que com o tempo, com o tratamento, a tendência e das crises virem cada vês menos , com menos intensidade ,até que um tempo em que vc entra em remissão e aí não têm mais crise.

Cada caso é um caso.

Tem gente que só tem uma crise e nunca mais tem. Outros tem algumas..
O importante é que o tratamento é fundamental e deve ser seguido sempre.

Nenhum comentário: