sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Por que o Congresso quer o Moro no STF ?

"As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça".

Segundo publicado nas redes sociais o Congresso sinaliza em aprovar o Ministro e Luiz Sergio Moro no STF na possível sabatina, caso seja indicado pelo Presidente Jair Bolsonaro.

Os afagos são extremamente interesseiros não só interesses pessoais mas também políticos, pois, Moro ficaria fora do páreo em possível candidatura à Presidência do Brasil; mesmo vindo como Vice fortaleceria a reeleição de Bolsonaro.

Bem, o ministro tem percebido e de certa forma testado sua popularidade e já sabe que tem grande potencial em ser eleito caso se candidate...logo as "raposas" estão preocupadas e já querem preparar seus "covis"; pois nenhuma delas chega perto da popularidade, capacidade, e empatia de Moro em todos os níveis da pirâmide social.

Por isso dizem que o "ninho" mais adequado ao Sergio Moro é o STF; lugar até certo momento aceitável pela equipe de governo. Entretanto, se o Jair fizer um excelente trabalho no primeiro mandato poderá assegurar sua reeleição e manter o MJS unido e sob o comando do atual Ministro e ainda se, continuar dando todo o suporte necessário ao combate a corrupção e criminalidade, fará seu sucessor político em 2026; o próprio Ministro Sergio Moro.

As "raposas" sabem que não tem chances nenhuma de ultrapassar a popularidade de Sergio e Jair juntos. Todas as narrativas da mídia circense na tentativa de dividir a "comunhão" entre ambos caiu por terra. Bolsonaro, por ser a vitrine, fica mais vulnerável aos ataques diretos e o Congresso junto aos companheiros do STF e a mídia marrom, sabem disso e podem criar armadilhas constitucionais para destruir sua reputação política e embaraçar sua reeleição; mas Moro até o momento está de certa forma livre e já é um potencial candidato vencedor.

Cabe a equipe política de Bolsonaro estudar tais possibilidades e não só trabalhar pela sua reeleição mas também fazer e apoiar seu sucessor político.

Indicar Sergio Moro para o STF seria inadequado nesse momento. Deveria segurar esse trunfo para poder "reclinar a cabeça" em paz.

Sergio Gonsalez

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Bolsonaro e a Demissão Sumária

A viagem do número 2 da Casa Civil para a Índia e a ação acertada do PR @jairbolsonaro em demití-lo, certamente abriu uma janela e a luz amarela acendeu no palácio. O 2º viajaria sem a ordem ou autorização do 1º ? A demissão sumária melindrou o @onyxlorenzoni ?

São perguntas que possibiltam algumas considerações apocalípticas. Sabemos que há um ataque de alguns "pasquins" ao governo federal, ao Presidente Jair Bolsonaro e aos seus ministros, que estão realizando trabalhos extraordinários. E já é público nas redes sociais que o Ministro da Casa Civil esteja reclamando de "cansaço". Há que se comprovar. Mas se for de fato verdade, a insatisfação esbarra na demissão sumária do 2º da Casa Civil, que viajou, para a Índia utilizando um transporte oficial do governo.

Não foi publicitado de quem partiu a ordem para a viagem pitoresca. A Força Aérea por meio de suas relações públicas ou por meio de seu comando de operações aéreas, deve ter recebido o pedido de missão para liberar a aeronave ou o võo.

A dúvida é se o cansaço é devido ao grande esforço e trabalho que o Presidente Bolsonaro impõe aos seus ministro ou se o "cansaço" é um eufemismo do Ministro da Casa Civil. Vale lembrar que algumas propostas do governo no congresso certamente passa pelo número 1 da CC; e sua influência poderia dar celeridade a tais propostas.

Não sabemos quais são as pressões do DEM sobre o Ministro. O que está evidente é um trabalho de grande parte do congresso, inclusive, já publicado pelo presidente, que é do DEM, em dificultar e obstruir os avanços das propostas do Governo.